Manutenção e Manutenibilidade: A Chave para Edifícios Sustentáveis

A sustentabilidade é uma palavra-chave no mundo moderno, e quando se trata de construção e arquitetura, não é diferente. A manutenção e a manutenibilidade são dois conceitos que desempenham um papel crucial na criação de edifícios sustentáveis. Mas o que exatamente esses termos significam e por que são tão importantes?

A manutenção refere-se ao conjunto de atividades realizadas para manter ou restaurar uma parte específica de um edifício para que possa desempenhar sua função. A manutenibilidade, por outro lado, é a capacidade de um edifício de ser mantido ou restaurado para seu estado original. Em outras palavras, é a facilidade com que as atividades de manutenção podem ser realizadas em um edifício.

A qualidade do projeto é um fator determinante nas atividades de manutenção de uma edificação. Portanto, os projetistas devem ter conhecimento técnico e normativo ao projetar, para que o edifício atinja o conceito de manutenabilidade ao público a que se destina. A falta de um projeto adequado de manutenção, carência de formação técnica, falta de informação e recursos financeiros, faz com que o processo de manutenção do edifício seja dificultado, podendo levar à degradação precoce dos seus sistemas.

A manutenção preventiva, apesar de aparentemente simples, pode evitar altos custos de reforma. Procedimentos regulares e programados de manutenção são essenciais para a conservação e eficácia da destinação da edificação, evitam o surgimento de problemas graves e deteriorações inesperadas, permitindo previsão segura de gastos periódicos.

Compartilhe este post nas redes sociais:

Planos VistoPred

Escolha o plano que mais lhe agrada e qual combina mais com suas necessidades.